sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O Jogo da Melância trabalha os conceitos de relação números/numerais além de possibilitar uma série de problematizações no percurso do jogo, por exemplo: quem ganhou? quantos sementes foram cobertas? quantas sementes faltam cobrir para empatar o jogo? ... tudo depende da criatividade de cada professora!
A professora deverá confeccionar cartelas em formato de pedaços de melância para os alunos, deixando marcado os lugares das sementes.

• 2 jogadores;
• 2 tabuleiros;
• 1 dado.


JOGO DA MELÂNCIA


Regras do Jogo:

O jogo da melância pode trazer o conteúdo da adição ou da subtração.
Exemplo:

Jogando com adição: cada jogador lança o dado e o número que cair equivale a quantidade de sementes que ele deve preencher (com grãos de feijão ou botões). Ganha quem preencher a melância primeiro, mas ao final só se pode tirar o número exato no dado. Exemplo: se só faltam 3 sementes para acabar, o jogador só pode ganhar se no dado sair a quantidade 3.

Jogando com a Subtração: os jogadores preenchem a melância com as sementes (botões ou feijões). Lançam o dado e a quantidade que aparecer devem retirar a mesma quantidade de sementes. Ganha quem tirar todas as sementes primeiro.

Registro: ao final do jogo, os alunos marcam o vencedor (com bolinhas, pauzinhos ou números – usando algum registro pessoal ou o convencional).

Nenhum comentário:

Postar um comentário