"Enquanto a sociedade feliz não chega, que haja pelo menos fragmentos de futuro em que a alegria é servida como sacramento, para que as crianças aprendam que o mundo pode ser diferente. Que a escola, ela mesma, seja um fragmento de futuro."
domingo, 15 de agosto de 2010
Avental de Histórias - Chapeuzinho Vermelho
AVENTAL DE HISTÓRIAS
PERIODICIDADE: semanalmente.
IDADE: 1 ano e meio a 5 anos.
OBJETIVOS:
* Promover a leitura em voz alta, como um suporte diferente e inusitado;
* Perceber a ilustração independentemente da escrita;
* Propiciar a construção de histórias, reconhecendo as técnicas de expressão como a palavra, o movimento e o drama;
* Contar e recontar histórias com as próprias palavras para formar leitores críticos.
Ao contar história fuja do vocabulário do livro e destaque a sua própria visão da obra.
Reconte a história e peça a ajuda das crianças para dar continuidade a alguns trechos. Deixe que elas toquem e conversem com os personagens. Permita aos pequenos ouvintes se tornarem donos da história, modificando o enredo e o fim da obra.
Turmas com idade entre 3, 4 e 5 anos podem expandir as linguagens, desenhando a história, modelando os persongens ou até produzindo textos coletivos a partir da história contada no avental.
O avental é um “elemento mágico” assim que é colocado a criança já entra no mundo da fantasia, pois ele marca esse momento. É um material fácil e prático do qual podemos lançar mão rapidamente. Podemos usá-lo para contar os clássicos ou qualquer outra história.
“O avental de histórias faz muito sucesso em sala, principalmente na educação infantil, porque as crianças se sentem estimuladas a ouvir e a interagir com uma história de maneira muito forte. É incrível para os pequenos estarem tão próximos do cenário e dos personagens de obras conhecidas apenas pelas páginas dos livros. É como se houvesse vida além do papel. O saber aqui consiste em aceitar e promover diferentes versões para uma mesma narração.”
( Mayra Gomes Pivetta, professora de Educação Infantil em São Paulo, SP. Revista Projetos Escolares – Creche.)
Outros recursos que também podem ser utilizados para contar histórias são tapetes, luvas e caixas.
“Não se pede ao contador um pedaço da vida cotidiana,
mas um GRANDE pedaço de sonho...”
( Henri Verneuil )
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário